Sandro Meira Ricci analisa novas mudanças na regra do futebol a partir de 2020.

IFAB tem realizado alterações nas regras do futebol em 2020 — Foto: Divulgação/Fifa.

Comentarista de arbitragem explica o que mudou na mão na bola, infrações nas cobranças de pênalti, regra do impedimento e o VAR

Fonte: Por Sandro Meira Ricci — Rio de Janeiro

O IFAB, órgão responsável por alterar as regras do futebol, acabou de aprovar algumas mudanças nas Regras para a temporada 2020/2021.

Essas mudanças entram em vigor a partir de 1º de junho deste ano. Mas a FIFA deu autorização para as competições que iniciarem antes dessa data já poderem adotar as mudanças.

IFAB tem realizado alterações nas regras do futebol em 2020 — Foto: Divulgação/Fifa
IFAB tem realizado alterações nas regras do futebol em 2020 — Foto: Divulgação/Fifa

IFAB tem realizado alterações nas regras do futebol em 2020 — Foto: Divulgação/Fifa

Vamos às principais mudanças!

1. Mão na Bola

A mão acidental do atacante a partir de agora só vai ser punida se IMEDIATAMENTE depois de tocar no braço ou mão do atacante resultar em um gol ou uma oportunidade clara de gol para o atacante ou para sua equipe.

Hoje, os árbitros estão marcando praticamente todas as mãos do atacante até mesmo quando acontece longe do gol.

Agora, só vai ser marcada mão acidental do atacante se a bola percorrer uma distância curta ou poucos passes forem dados até o gol ou a oportunidade clara de gol.

Ficou esclarecido também que o braço, para ser falta, vai até a parte inferior da axila. Da axila para cima não é considerada mais infração, conforme ilustrado nessa imagem abaixo, divulgada pelo IFAB em seu twitter.

IFAB determinou limite do braço para ser considerado "mão na bola" — Foto: Divulgação / IFAB
IFAB determinou limite do braço para ser considerado "mão na bola" — Foto: Divulgação / IFAB

IFAB determinou limite do braço para ser considerado “mão na bola” — Foto: Divulgação / IFAB

2. Infrações cometidas na cobrança do pênalti

Agora, se o goleiro se adianta na cobrança do pênalti e o pênalti é perdido, só vai voltar se o árbitro entender que o adiantamento do goleiro realmente interferiu no batedor.

E quando o árbitro achar que interferiu e mandar voltar o pênalti, o goleiro não vai mais receber cartão amarelo, só se ele se adiantar de novo.

Se o goleiro e o batedor do pênalti cometerem uma infração, antes punia os dois, agora pune só o batedor.

Outra mudança é que agora o jogador que recebeu um amarelo no jogo e receber o segundo cartão amarelo durante a disputa de pênaltis depois do jogo, ele não é mais expulso. Só vai ficar registrado na súmula o segundo cartão e ele continua nas cobranças.

3. Regra do Impedimento

O IFAB reconheceu que a regra do impedimento precisa ser mudada para favorecer mais o ataque e os gols. Mas deixou essa discussão para a próxima reunião. Por enquanto, o IFAB só esclareceu que um atacante não está impedido se a bola vem de um defensor que colocou a mão na bola de propósito.

4. VAR

Cabine do VAR em partida da Copa Libertadores — Foto: Matías Baglietto/Getty Images

Cabine do VAR em partida da Copa Libertadores — Foto: Matías Baglietto/Getty Images

No VAR, nada mudou de muito importante. O IFAB só reforçou que todo lance de revisão que for interpretativo, tipo um pênalti não marcado que o VAR entende que o árbitro errou feio ao não marcar, o árbitro tem que ir ver o lance no monitor à beira do campo.

Isso porque na Inglaterra os árbitros não estavam indo ver nenhum lance no monitor. Eles mudavam as decisões de campo deles só ouvindo o VAR, sem ver o lance. E isso gerou muita reclamação das equipes na Premier League. Resta saber se desta vez a Football Association, a CBF da Inglaterra, vai respeitar essa orientação ou vai fazer como ela sempre costuma fazer, ou seja, do jeito que ela quer.

Sobre o VAR também, o IFAB infelizmente não considerou NECESSÁRIO liberar o áudio da cabine do VAR. Então para aqueles, como eu, que defendemos total transparência no processo do VAR, vamos ter que aguardar!

Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!