Decreto municipal autoriza abertura de serviços não essenciais em Paracatu.

Poderão funcionar, a partir da noite desta 5ª feira, bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias e similares, além de academias, salões de beleza, barbearias, clinicas de estética e similares

Decreto municipal autoriza abertura de serviços não essenciais em Paracatu

A Prefeitura de Paracatu publicou, no início da noite desta quinta-feira (27/08), o decreto nº 5.761/2020, que autoriza a abertura de serviços não essenciais no município (bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias, lanchonetes, confeitarias, sorveterias e similares, além de academias, salões de beleza, barbearias, clinicas de estética e similares), desde que observados os protocolos e regras de prevenção preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Plano Minas Consciente, do governo estadual.

Na quarta-feira passada (26) o município decidiu aderir ao Minas Consciente, após reunião, por videoconferência, do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que vem estabelecendo um diálogo direto com o governo estadual.

O prefeito de Paracatu, Olavo Condé, gravou um pronunciamento em que declarou sua satisfação pela adesão do município ao Minas Consciente, mas fez um alerta em relação aos cuidados necessários: “É claro que precisamos ter muita responsabilidade. A partir de agora nós temos que adotar cuidados ainda maiores, uma vez que estamos na onda amarela e não podemos regredir. Contamos com o apoio de todos os comerciantes e também de toda a população”, salientou.

Nesta quinta-feira (27), o governo de Minas Gerais havia informado que as 200 cidades que compõem as macrorregiões de Saúde Centro (que inclui a Grande BH), Jequitinhonha, Vale do Aço e Noroeste poderiam avançar para a onda amarela do Plano. Nessa fase já é permitida a abertura de bares e restaurantes com consumo no local, além de autoescolas, salões de beleza e lojas de roupas, desde que os critérios de segurança sejam cumpridos.

A progressão foi possível após um estudo, desenvolvido nos últimos 15 dias pela Secretaria estadual de Saúde, segundo o qual 24% dos mineiros possuem acesso à rede de Saúde suplementar e que, portanto, os quase 700 leitos de UTI disponíveis em hospitais privados aumentam ainda mais a capacidade assistencial no estado.

De acordo com o vice-governador, Paulo Brant, que comandou a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (26/8), em Belo Horizonte, a região Nordeste do estado é a única que segue na onda vermelha, com abertura apenas de serviços essenciais. Esta região é também a que tem menor adesão ao plano Minas Consciente.

VER TODAS NOTÍCIAS

Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!