Copa Verde: CBF divulga adversários dos times candangos no torneio.

Representantes do futebol candango, o Gama definirá a vaga fora de casa, enquanto o Brasiliense jogará no Serejão. Duelos serão em jogo único.

FONTE: DISTRITO ESPORTES.

Marcada para ser iniciada em janeiro de 2021, a Copa Verde começa a ter os principais detalhes da disputa definidos. Na noite desta terça-feira (8/12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou os adversários que Gama e Brasiliense, os representantes do futebol do Distrito Federal na competição regional, terão pela frente. O alviverde jogará contra o Santos-AP, enquanto o Jacaré enfrentará o Vitória-ES.

A tendência é que as partidas válidas pelas primeira fase da Copa Verde sejam disputas em 20 de janeiro. Campeão candango em 2019, o Gama terá que ir até o Amapá para medir forças como visitante contra o Santos-AP. Já o Brasiliense, vice-campeão do torneio local na temporada passada, jogará como mandante contra o Vitória-ES, time que já eliminou no mesmo torneio em 2019. O critério de mando de campo foi o ranking nacional da CBF.

Em caso de classificação, os dois representantes candangos já sabem o que terão pela frente na fase de oitavas de final da Copa Verde. Se passar do Santos-AP, o Gama terá o Remo-PA pela frente. O clube paraense apenas aguarda o vencedor do confronto. Na mesma situação está o Luverdense-MT. O time mato-grossense pegará o vencedor de Brasiliense e Vitória-ES.

Depois de muita indefinição sobre a realização do torneio, em ofício enviado para as Federações Estaduais em novembro, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, confirmou o torneio regional, que será composto por 24 clubes das seguintes federações: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A atual edição terá um formato diferente. Serão cinco fases disputadas em oito datas – duas a menos que em 2019 – com início em 20 de janeiro de 2021 e término em 24 de fevereiro de 2021. A primeira fase será em jogo único com os 16 clubes de pior posicionamento no Ranking Nacional dos Clubes (RNC) de 2020 e divididos em dois blocos: I e II. O Bloco I compreenderá as oito melhores equipes ranqueadas e no Bloco II, as oito restantes.

Na segunda fase, que serão as oitavas de final, as oito classificadas na primeira fase se juntam as outras oito equipes com melhor posicionamento das 24 iniciais e se enfrentam em partida única. Os clubes classificados irão para as quartas de final, disputadas em partidas de ida e volta. As semifinais e finais também serão em dois jogos. Em caso de empate nas fases, a decisão da vaga ocorrerá em disputas de pênaltis. O gol fora de casa não valerá como desempate

Campeão não entrará nas oitavas da Copa do Brasil
Anteriormente, o campeão da Copa Verde assegurava vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil. Neste ano, o Cuiabá-MT – eliminado pelo Grêmio na última quarta-feira (18/11) – foi o representante do torneio regional. Na nova publicação da CBF, o detentor do título do torneio regional ganhará vaga para a terceira fase – com datas para 28 de abril de 2021 e 5 de maio de 2021 – da Copa do Brasil, assim como as equipes oriundas da Copa Libertadores da América.

Datas da Copa Verde

20 de janeiro de 2021 – primeira fase
24 de janeiro de 2021 – oitavas de final
31 de janeiro de 2021 – quartas de final (ida)
7 de fevereiro de 2021 – quartas de final (volta)
13 de fevereiro de 2021 – semifinais (ida)
17 de fevereiro de 2021 – semifinais (volta)
21 de fevereiro de 2021 – final (ida)
24 de fevereiro de 2021 – final (volta)

Todos os jogos da primeira fase
A- São Raimundo-RR x Galvez
B- Manaus x Ji-Paraná-RO
C – Santos-AP x Gama
D – Fast x Independente
E – Palmas x Real Noroeste-ES
F – Aparecidense x Aquidauanense-MS
G – Brasiliense x Vitória-ES
H – Sinop x Águia Negra-MS

Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!