Foto: Marcelo Crivella em coletiva sobre volta do Campeonato Carioca — Foto: Saulo Angelo/Futura Press

Medida suspende jogos do Carioca na capital. A competição havia retornado na última quinta-feira

FONTE: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou a suspensão de competições esportivas em locais com portões fechados. A medida foi decretada no Diário Oficial do município neste sábado. Com isso, o Campeonato Carioca, que havia retornado na última quinta-feira, deve ser paralisado até o dia 25 de junho.

De acordo com o documento, a decisão tem objetivo de adequar “os protocolos sanitários apresentados pelas Federações esportivas ao protocolo sanitário municipal”. Diz ainda que serão necessárias “inspeções prévias nos centros de treinamento para verificação do cumprimento do protocolo sanitário municipal”.

Marcelo Crivella em coletiva sobre volta do Campeonato Carioca — Foto: Saulo Angelo/Futura Press

Marcelo Crivella em coletiva sobre volta do Campeonato Carioca — Foto: Saulo Angelo/Futura Press

No caso do Carioca, os times com centro de treinamento fora do município do Rio terão de apresentar até 25 de junho de 2020, relatório de inspeção sanitária do órgão municipal competente. O documento diz ainda que, para o retorno das atividades esportivas as entidades terão de se submeter, por ofício, à entidades sanitárias da prefeitura.

Impasse no Carioca

A medida ocorre no momento em que um imbróglio envolve o Campeonato Carioca. De um lado, Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), Flamengo, Vasco e os clubes de menor investimento decidiram a volta imediata da competição em detrimento de Botafogo e Fluminense, que se recusam a jogar no mês de junho em razão da pandemia de Covid-19.

Na última quarta-feira, após uma reunião com os clubes, o prefeito Crivella liberou o retorno do futebol. Em entrevista coletiva, no entanto, pediu à Ferj que Botafogo e Fluminense não fosse punidos.

– Os jogos estão autorizado e continuam autorizados. Vão abrir os jogos, Tenho Certeza que a população do Rio de Janeiro, como eu, aguarda os seus times entrarem em campo. É uma coisa que traz alento enorme para nossa alma. Desde criança estamos acostumados com futebol na nossa tela. Mas há clubes que acham que não devem voltar agora no mês de junho. Pediram para voltar em julho. Esse foi o pedido que, como prefeito da cidade, fiz ao presidente da federação. No sentido de que aqueles clubes que acham que devem voltar em julho não sofram qualquer tipo de W.O. ou punição da federação. Nesse momento, precisamos levar em consideração que cada um reage diferente – disse o prefeito na ocasião.

No entanto, em reuniões com os clubes sexta e neste sábado, a Ferj indicou que, caso Botafogo e Fluminense não disputem as partidas em junho, sofrerão W.O. Nesse cenário, a prefeitura decidiu interromper a competição, de modo que foi favorecida a dupla dissidente, cujas primeiras partidas estavam marcadas para o mesmo dia, 22 de junho.

Gerson, do Flamengo, contra o Bangu — Foto: André Durão

Gerson, do Flamengo, contra o Bangu — Foto: André Durão

Bangu e Flamengo deram a largada no retorno do Campeonato na última quinta-feira. O time de Jorge Jesus, venceu por 3 a 0. No dia seguinte, Portuguesa-RJ e Boavista empataram em 0 a 0. Para domingo, estavam previstos dois confrontos na cidade do Rio: Madureira x Resende e Vasco x Macaé.

Até o momento, somente o Botafogo se posicionou. Por meio de nota, afirmou que “O Botafogo está à disposição da Prefeitura do Rio e vai colaborar com o que for necessário no atendimento às autoridades sanitárias”.

Saiba mais:

Botafogo, Fluminense e Ferj não chegam a acordo, e decisão caberá ao presidente do STJD

Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!