Troféu Campeonato Mineiro 2020 — Foto: Guilherme Breder

Após data de reinício ser vetada pelo governo estadual, FMF ganha sinal verde das autoridades para conseguir a retomada da competição para daqui 19 dias; datas da final serão discutidas

Fonte: Por GloboEsporte.com — de Belo Horizonte.

O Campeonato Mineiro 2020 voltará a ser disputado a partir de 26 de julho (domingo). A decisão foi tomada pelos 12 clubes do Módulo I (primeira divisão) – somente Villa Nova e Tupynambás votaram contra -, em reunião por videoconferência com a Federação Mineira de Futebol, na tarde desta terça-feira. Os protocolos para a volta estão em fase final de ajustes com o Governo de Minas Gerais, mas já há um “ok” prévio das autoridades de saúde estaduais.

+TABELA E OS PRÓXIMOS JOGOS DO CAMPEONATO MINEIRO

Em contato com o GloboEsporte.com, o presidente da FMF – Adriano Aro – confirmou que houve a definição da data de retorno e ainda acrescentou que as semifinais e a final do Mineiro continuarão a ser disputadas em jogos de ida e volta, conforme regulamento original do torneio.

Os jogos da decisão é que serão discutidos em outra reunião em 6 de agosto entre FMF e os dois clubes finalistas, uma vez que restam seis datas em aberto no Estadual, e há espaço para apenas quatro datas entre 26 de julho e 8 de agosto (início do Brasileirão).

Troféu Campeonato Mineiro 2020 — Foto: Guilherme Breder

Troféu Campeonato Mineiro 2020 — Foto: Guilherme Breder

O Campeonato Mineiro foi paralisado em 15 de março, há mais de 110 dias. Naquela ocasião, faltavam ainda duas rodadas da fase de classificação para serem disputadas (10ª e 11ª rodadas), além das quatro datas do mata-mata (ida e volta das duas semifinais e da finalíssima). A possibilidade de haver sede única para os jogos faltantes foi descartada.

No fim do mês passado, a Federação, em parceria com os departamentos médicos do América-MG, do Atlético-MG e do Cruzeiro, apresentou ao Governo de Minas Gerais um protocolo para que o Estadual fosse retomado justamente em 26 de julho. Em função do agravamento do cenário da pandemia do novo coronavírus no estado, o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou que “nenhum protocolo seria adequado ao momento”.

Nessa segunda-feira, antes de se reunir com os clubes, houve uma nova reunião entre a FMF e representantes do Governo de Minas, a qual a entidade máxima do futebol no estado considerou positiva.

Programação de retorno do Mineiro 2020

10ª rodada

  • 26 de julho (domingo)

11ª rodada

  • 29 de julho (quarta)

Semifinais

  • Ida: 2 de agosto (domingo)
  • Volta: 5 de agosto (quarta)

Final

  • Em dois jogos, a serem discutidos em nova reunião
Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!