Formiga se despede da Seleção Feminina com homenagens, surpresa de Marta e goleada brasileira.

Formiga no corredor formado pelas jogadoras e comissões — Foto: Thaís Magalhães/CBF

Reverenciada por companheiras e adversárias, volante tem noite emocionante no adeus à Seleção Brasileira Feminina..

FONTE: ASSESORIA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL.

Fomos privilegiados. Por 26 anos, pudemos acompanhar a trajetória de Formiga na seleção brasileira. Da estreia, em abril de 1995 à despedida neste 25 de novembro de 2021. Seu ato final não poderia ter palco mais simbólico: a Arena da Amazônia, onde ali decidiu parar de vestir a amarelinha em dezembro de 2016, mas retornou após um pedido de Vadão. Pois sobre esse gramado, ela desenhou nesta quinta-feira o infinito, que é o legado que deixa para todos nós, seus fãs. Um legado de perseverança, amor, dedicação, exemplo. Por isso, ela tem a autoridade de dizer uma frase em que pede comprometimento de quem fica como disse acima às jogadoras ao final do jogo. Isso, ela sempre teve. O apelido, Formiga, serviu perfeitamente.

A eterna camisa 8 leva consigo também o desejo de Marta, que, de joelhos, pediu que ela seguisse contribuindo com o futebol feminino. Aliás, a rainha fez uma odisseia para chegar a tempo da despedida. Voo atrasado, voo perdido, escalas, chegada no começo do segundo tempo. Os problemas pessoais ficaram temporariamente nos Estados Unidos. O momento era de abraçar sua colega de anos, sua amiga. Assim o fez.

Nas arquibancadas, outra espectadora especial. Dona Celeste, mãe de Formiga, nunca tinha viajado de avião, nunca tinha visto a filha jogar em um estádio. O ato final merecia. Contribuiu tanto para que a filha realizasse seus sonhos, driblou as dificuldades, deu a coragem e apoio à Miraildes, aquela menina. Mas nem todos entendem o quão grande essa mulher se tornou. E parece que Rapinoe entendeu no depoimento que deu em homenagem a ela: “Não sei se as pessoas têm noção de quão incrível você é. Várias pessoas sim, mas a maioria talvez não”.

Acredito que pode passar por aí a decisão de Pia Sundhage de colocar a jogadora depois dos 30 minutos do segundo tempo, quando o mais compreensível e sensível seria deixar Formiga começar jogando. Por mais que a treinadora admire seu trabalho, não entendeu o significado desse dia na história, na nossa história. Na coletiva, a técnica disse que a colocou tão adiante, pois Formiga não está no futuro da seleção e era preciso construí-lo. Mas será que contra a Índia se alcançaria já isso? Não se poderia postergar para os jogos diante de Venezuela e Chile em nome do legado?

FONTE: TORCEDOR RAIZ.

Print Friendly, PDF & Email
Digiqole ad

Samuel Moreira

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido!!